Leishmaniose

Leishmaniose

A Leishmaniose canina é uma doença dos cães provocada por um parasita (protozoário “leishmania”) que é  transmitida pela picada do inseto, o flebótomo, também conhecido como mosquito-palha..

Os cães e os animais silvestres são os principais reservatórios da doença, porém a Leishmaniose afeta também seres humanos, sendo, portanto, uma zoonose.

Há dois tipos de leishmaniose: leishmaniose tegumentar ou cutânea e leishmaniose visceral ou calazar. A leishmaniose tegumentar caracteriza-se por feridas na pele que se localizam com maior frequência nas partes descobertas do corpo. A leishmaniose visceral é uma doença sistêmica que acomete vários órgãos internos, principalmente o fígado, o baço e a medula óssea.

Os sintomas são variáveis. O animal pode apresentar perda de apetite, emagrecimento crônico, prostação, crescimento acentuada das unhas, lesões e alterações de pele, conjutivite, queda de pêlo ao redor dos olhos, linfonodomegalia, apatia, etc.

A melhor forma de prevenir a doença é vacinando o seu animal e aplicando regularmente inseticidas com efeito repelente sob a forma de coleiras,  de pulverização ou de spot-on.

Precisa de ajuda?